http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cosmeticos-caseiros/

Algumas receitas de cosméticos naturais:
Cosméticos caseiros
As receitas a seguir foram elaboradas por Flávia Lippi, apresentadora do programa Repórter Eco, da TV Cultura de São Paulo e são totalmente naturais.

Limpeza de pele
(remove impurezas)
2 colheres (sopa) de flocos de aveia
Mel puro (suficiente para espalhar por todo o rosto)
1 pacote de gaze
Sobreponha três pedaços de gaze e coloque a aveia no centro. Junte as pontas do tecido, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo, durante cinco minutos. Lave a pele com água e, em seguida, espalhe um pouco de mel deixando agir por 15 minutos. Por fim, lave a pele com água.

Óleo de casca de abacate
(hidrata a pele do rosto)
Casca de 1 abacate-manteiga
A casca do abacate-manteiga possui um precioso óleo. Faça uma leve massagem no rosto com a parte interna da casca. Deixe agir por 15 minutos. Se for deitar, deixe o óleo na pele. Se não, lave o rosto com água, sem esfregar até remover todo o produto.

Hidratação para Pele Oleosa

Existem vários tipos de ameixa, mas a seca (de sabor adocicado) e a vermelha (levemente ácida) são as mais conhecidas. Rica em pró-vitamina A e açúcares, a ameixa também possui substâncias que aplicadas sobre a pele, têm poder adstringente e emoliente.

Ingredientes

1 ameixa seca média, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: bata os ingredientes no liquidificador e espalhe sobre a pele. Relaxe com a máscara no rosto por 15 minutos. Retire com água fria.

Tratamentos de Espinhas

A amora silvestre de sabor ácido doce contém várias vitaminas, mas destaca-se por uma boa quantidade de potássio. Tem ação diurética e digestiva, além de servir como adstringente quando usada na pele.

Ingredientes

1/2 xícara de amoras maduras e uma porção de leite que cubra as frutas.
COMO APLICAR: cozinhe as amoras no leite por 10 minutos, deixe esfriar. Cubra o rosto com uma gaze e sobreponha a papa de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15 minutos.

Tratamentos para Mãos Ásperas

O abacate é uma das frutas mais ricas em proteínas e vitaminas, com destaque para a A e as do complexo B. Seus óleos, quando usados na forma de cosméticos, são importantes contra o ressecamento da pele e do cabelo.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de abacate amassados, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: misture bem os ingredientes e massageie as mãos por 5 minutos. Lave em seguida com água morna e use um creme hidratante. O tratamento deve ser feito 2 vezes por semana.

Infusão para os Pés

O caju tem alta concentração de vitamina C (219 mg em 100 g). A infusão da polpa pode ser um "santo-remédio" para os pés.

Ingredientes

1 caju, 1 copo (300 ml) de água.
COMO FAZER: ferva o caju em pedaços na água. Coe e acrescente mais um litro de água morna. Mergulhe os pés na infusão até que ela esfrie. Este tratamento age no combate a fungos e frieiras.

Peeling Corporal

A amêndoa é rica em potássio. Tem proteína e bastante gordura. O seu óleo pode ser transformado num ótimo cosmético para pele seca. Já na forma de farinha, a amêndoa é um excelente esfoliante.

Ingredientes

uma porção de amêndoa moída.
COMO APLICAR: após o banho, com o corpo úmido, aplique uma pequena quantidade massageando com as mãos até obter uma leve abrasão. A farinha vai produzir um óleo natural que age como veículo e umectante. Tome em seguida uma ducha de água morna e use um hidratante.

Máscara para Pele Mista

O abacaxi tem boa quantidade de vitaminas, usado diretamente na pele, é excelente no tratamento da oleosidade.

Ingredientes

1 folha de gelatina branca, 1 xícara de água, 2 rodelas de abacaxi.
COMO APLICAR: bata o abacaxi no liquidificador. Dissolva a gelatina na água fria e depois leve ao fogo. Acrescente o abacaxi, deixe esfriar e aplique a máscara no T central do rosto (testa, nariz e queixo), onde é mais oleoso. Deixe agir por 15 minutos sobre a pele limpa e retire com água fria.

Tônico para Pele

A laranja usada na pele, tem ação cicatrizante. Mas sempre que aplicar o suco de laranja na pele, lave-a muito bem antes de se expor ao sol.

Ingredientes

1 laranja, 1/2 litro de água.
COMO FAZER: coloque para ferver, Tampe e deixe repousar. Coe e, depois de frio, guarde em um vidro. Use todos os dias embebendo um chumaço de algodão para limpar a pele.

Máscara Clareadora e Amaciante

O mamão como cosmético caseiro, a polpa da fruta deixa a pele mais macia.

Ingredientes

1/2 mamão maduro, 1 colher (sopa) de mel.
COMO APLICAR: amasse o mamão e acrescente o mel até formar uma papa. Aplique sobre o rosto limpo por 15 minutos e retire com água fria.

Máscara Descongestionante

Ingredientes

1 maçã, 1 colher (sopa) de fécula de batata, 1 colher (sopa) de iogurte.
COMO APLICAR: rale a maçã e misture aos outros ingredientes batendo até formar um creme. Aplique na pele limpa do rosto protegendo a área dos olhos. Após 15 minutos, retire com água fria.

Máscara para Olhos Cansados

O melão é um ingrediente eficiente nos tratamentos estéticos.

Ingredientes

1 fatia de melão
COMO APLICAR: esmague a polpa até formar um purê. Aplique em volta dos olhos sobre uma gaze e deixe agir por 15 minutos. Retire a máscara e lave o rosto com água fria.

Máscara Nutritiva para o Rosto

O pêssego é muito nutritivo, e excelente para nutrir a pele.

Ingredientes

1 pêssego, 1 gema, 1 colher (sopa) de gérmen de trigo.
COMO APLICAR: amasse a polpa, acrescente a gema e o gérmen. Misture bem os ingredientes. Aplique direto no rosto por 15 minutos e depois retire com água fria.

Máscara Refrescante

A pêra além de saborosa e com boas doses de vitaminas, também melhora a aparência da pele.

Ingredientes

1 pêra, 1 colher (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de fécula de batata.
COMO APLICAR: descasque a pêra, corte em fatias e amasse. Misture o mel e a fécula de bata. Aplique a máscara sobre o rosto e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida enxágüe com água fria.

Banho Perfumado

Da família dos cítricos, a tangerina contém vitaminas A, B1, B2 e, principalmente C. É uma fruta diurética e digestiva. Como o limão e a laranja, também pode manchar a pele. Por isso, retire muito bem qualquer cosmético preparado com a fruta antes de se expor ao sol.

Ingredientes

3 tangerinas, 2 litros de água.
COMO FAZER: ferva as frutas na água, coe e dilua o preparado na água morna do banho. Esta prática só é possível em banheiras ou ofurôs, senão o aroma fica muito forte.

Creme Nutritivo

A uva seja ela, preta, clara, rosada ou verde é digestiva e diurética. Para as adeptas dos óleos pós-banho, ode uva (industrializado) faz maravilhas na pele seca, já que tem maior poder hidratante. As versões caseiras também são eficientes.

Ingredientes

100 g de uvas verdes, água, farinha de amêndoas, 1 colher (chá) de óleo de amêndoas.
COMO APLICAR: amasse as uvas e acrescente água até formar uma papa. Leve ao fogo por 5 minutos. Quando a mistura estiver morna, adicione a farinha e o óleo de amêndoas e misture bem. Aplique o creme sobre o rosto por 10 a 15 minutos e retire com água fria.

Outras receitas da jornalista Flávia trazidas pelo site:
http://bonsfluidos.abril.com.br/edicoes/0069/canal3b/a.shtml

Óleo para o corpo
(atenua a celulite)

• 100 ml de óleo de semente de uva
• 3 gotas de óleo essencial de alecrim
• 3 gotas de óleo essencial de lavanda

Misture os óleos essenciais ao óleo vegetal de semente de uva e faça uma massagem suave, com movimentos circulares e, com as mãos em concha, bata de leve nas coxas e na barriga. Repita diariamente para que os resultados sejam mais rápidos.

Máscara facial de maçã
(para eliminar o cansaço)

• 1 maçã de tamanho médio
• Água de rosas suficiente para obter uma consistência cremosa

Rale a maçã e misture água de rosas até obter uma consistência cremosa. Aplique sobre o rosto e o pescoço e deixe agir por 10 minutos. A seguir, retire com água morna e enxágüe com água fria. O tratamento dá brilho e elasticidade à pele.

Creme de pêra e mel
(revitaliza a pele do rosto)

• 1 pêra madura
• 1 colher (sopa) de mel
• 1 colher (sopa) de amido de milho

Retire a casca da pêra e corte-a em fatias. Amasse bem. Junte 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de amido de milho. Misture tudo até virar uma pasta e aplique no rosto limpo. Evite a região dos olhos. Deixe agir por 15 minutos. Lave com água fria.

 

NOTA FINAL:

COMO TODOS OS INGREDIENTES SÃO NATURAIS, NÃO COLOCA “FORA” A SOBRA OU “LIXO”, LEVA PARA O TEU ESPAÇO DE COMPOSTO CASEIRO OU PARA UM ESPAÇO NATURAL E ALI ENTREGA PARA AS OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAREM ESTE TEU “RESÍDUO” COMO ALIMENTO – Ponto de vista defendido pelo site.