AÇÃO CONTRA O DOMÍNIO CORPORATIVO DE NOSSO ALIMENTO E SAÚDE

De um século de genocídeo e ecocídio por corporações, oriundas da guerra  para um futuro de Liberdade de Sementes, de Alimento baseadas nos direitos da natureza e direitos da humanidade.

 

http://seedfreedom.info/pt-br/campaign/navdanya-chamada-para-acao-2017/

 

 

Assembleias Populares para o Futuro de Nosso Alimento e o Futuro do Planeta.

 

https://www.youtube.com/watch?v=rye7J6jnVeE&feature=youtu.be

 

No último século grandes agronegócios com suas raízes na Guerra Mundial têm envenenado milhões de pessoas, destruído a biodiversidade, forçando pequenos agricultores para fora de suas terras e tentando assumir todos os aspectos da nossa vida. O potencial dessa ameaça aumenta enquanto essas empresas diminuem em quantidade mas ficam maiores. Um exemplo foi a recente compra da Monsanto pela Bayer.

Usando tratados e políticas neoliberais de livre comércio e desregulamentação do comércio para expandir seus impérios, essas corporações estão atacando a vida e a biodiversidade. Eles ampliaram seu controle sobre as nossas sementes, nosso alimento e nossa liberdade, roubando de nós nossos direitos humanos e a democracia. Eles estabeleceram monopólios e ameaçaram os direitos dos agricultores às sementes, e os direitos do povo à medicamentos acessíveis através das Patentes e direitos de propriedade intelectual (IPRs).

Em outubro de 2016, Navdanya (http://www.navdanya.org/) se juntou a múltiplas organizações civis no Tribunal Monsanto e Assembleias Populares em Haia.

Nas últimas dezoito semanas, os juízes do Tribunal Monsanto têm analisado os depoimentos das testemunhas e especialistas sobre os danos causados pela Monsanto. Em 18 de Abril , os juízes irão anunciar suas conclusões e parecer jurídico em Haia, que visam contribuir para o desenvolvimento de uma legislação internacional com a inclusão desses novos temas, como a responsabilidade de empresas em respeito aos direitos humanos e ao formular novos conceitos, em particular o de ecocídeo. Sendo também um tribunal educativo, O Tribunal Monsanto é também uma maneira de permitir que o público entenda os impactos das atividades da Monsanto.

O processo de responsabilizar o “Cartel do Veneno” por seus crimes é a culminação de 30 anos de trabalho científico, jurídico, social e político por movimentos, cidadãos e cientistas interessados.

As Assembleias Populares foram uma reunião dos principais movimentos e ativistas que trabalham para defender nosso ecossistema e soberania alimentar, traçar os efeitos dos agrotóxicos industriais em nossas vidas, nossos solos, nossa atmosfera e clima, e traçar o caminho para o nosso futuro baseado em Liberdade de Semente e Liberdade Alimentar, agroecologia e direitos dos agricultores, nossos bens comuns e economias de partilha, direitos da natureza e democracia terrestre.

Com as multinacionais fechando categorias por meio de fusões para se tornarem maiores e mais poderosas, os movimentos da sociedade civil nas Assembleias Populares se comprometeram a unir forças para reivindicar os direitos das pessoas a alimentos saudáveis e um ambiente saudável e seguro e defender a saúde e direitos humanos e direitos ambientais e regulações obtidas através de anos de luta social.

Em 2016, mais de 1100 Assembleias Populares foram realizadas em 28 países para unir forças e defender coletivamente a nossa Liberdade de Semente, Liberdade Alimentar e Direitos Democráticos para moldar o futuro dos alimentos que protegem a vida na Terra e o bem-estar de todos.

Esta mobilização global está agora em curso e os movimentos em todo o mundo convergem numa nova unidade através da diversidade para terminar um século de ecocídio e genocídio.

Como resposta à série de fusões anunciadas de corporações gigantes baseadas em produtos químicos, sendo a fusão Monsanto / Bayer a mais recente, a Navdanya está organizando várias ações nos próximos meses:

Na Alemanha, de 25 – 29 Abril de 2017: juntamente com a Coalizão contra a Bayer Dangers, a IFOAM Organics International, a Colabora e muitos outros movimentos e organizações da sociedade civil, a Navdanya está co-organizando uma mobilização “Pare Bayer / Monsanto”. Cada vez mais movimentos de agricultores, grupos ambientalistas, sindicatos e organizações de estudantes aderem à série de ações, que convergirão em Bonn, no dia 28 de abril, para uma demonstração em frente ao World Conference Center onde será realizada a reunião de acionistas da Bayer 2017.

Na India, a Navdanya está desafiando o processo de fusão Monsanto-Bayer, bem como a fusão Dow Dupont. Recentemente, a Comissão de Concorrência da Índia rejeitou o pedido de fusão Monsanto-Bayer. Navdanya também enviou uma carta ao CCI alertando-os sobre o conflito de interesses existente com CropLife que apresentou os dados completos para a avaliação da fusão Dow / Dupont e não pode ser considerada um “terceiro independente”, já que as mesmas duas multinacionais são membros dela. Navdanya também está organizando uma mobilização em massa de 13 – 23 Abril 2017. Para a “Satyagraha Yatra” (Satyagraha significa “Força da Verdade), Navdanya reuniu movimentos para a democracia que irão empreender uma peregrinação para a Liberdade de Sementes e Liberdade do Alimento.

Na Grécia, de 20-22 Abril 2017, Navdanya irá se unir ao Peliti no Olympic Seed Freedom Festival,junto com pessoas e organizações de todo o mundo para unir forças para semear as sementes do futuro e semear uma outra visão para o Futuro, Planeta e seus habitantes..

Nos últimos meses Navdanya juntou-se à oposição generalizada contra venenos no nosso sistema alimentar e está chamando os cidadãos em toda Europa para assinar o #StopGlyphosate e exigir que a UE reforme os seus procedimentos de aprovação de pesticidas. Se ainda não o fez, junte-se à campanha e assine online aqui: http://bit.ly/ECI_StopGlyphosate. Em Maio, Navdanya vai juntar-se ao dia de ação que acontecerá em toda a Europa para sensibilizar sobre os perigos dos pesticidas, enquanto na Itália, no final de maio, Navdanya Internacional vai lançar um Relatório sobre os Venenos no nosso Prato,junto com ASud e CDCA.

Tornou-se cada vez mais crítico para as pessoas se organizarem para parar o domínio corporativo de nossos alimentos, nossa saúde e nosso planeta.

Convidamos você a se unir a pessoas e comunidades de todo o mundo, nesta renovada “Chamada à Ação contra a Dominação Corporativa de nossos Alimentos e Saúde” e organizar uma Assembleia Popular onde quer que você esteja para moldar outro futuro para nosso alimento e nosso planeta.

Adicione sua Assembleia Popular/ação/evento no calendário do Seed Freedom

Preencha o formulário de eventos: http://seedfreedom.info/events/submit-your-event/

Para Eventos próximos a você, visite: http://seedfreedom.info/events/

Orientações para Assembleias Populares locais: http://peoplesassembly.net/local-peoples-assemblies-guidelines/

Datas Principais

Holanda – Haia, 18 Abril de 2017:Tribinal Internacional Monsanto– Apresentação pública do parecer jurídico (detalhes acima)

Grécia- Paranesti, Drama, 20-22 Abril 2017: Olympic Seed Freedom Festival (detalhes acima)

India, de Meerut para Orissa, 13 – 23 Abril 2017 (detailhes acima)

Alemanha – Bonn, Colônia, Berlim, 25 – 29 Abril 2017: “Stop Bayer / Monsanto!” Dias de Ação
Juntamente com AStA Uni Köln, Colabora, IFOAM Organics International, the Coalizão contra os perigos da eV– e outros, Navdanya está co-organizando uma Assembleia Popular e encontro na Prefeitura municipal de Colônia em 27 de Abril, 2017, que contará com palestrantes internacionais, como Andre Leu, o presidente da IFOAM Organics International, Nnimmo Bassey, a Fundação Saúde da Mãe Terra – Nigéria e Miguel Lovera, ex-chefe do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde de Plantas e Sementes do Paraguai e testemunha no Tribunal Monsanto , entre outros. A mobilização convergirá em Bona, em 28 de Abril, para uma sinergia de ações por ocasião da assembleia anual de acionistas do Grupo Bayer (detalhes acima).

França – Lorient, Brittany, 28 – 30 Abril 2017 Encontros Internacionais de ResistÊncia aos OGM
O Encontro Internacional de Resistência aos OGM de 2017 enquadra-se nesta dinâmica de ações conjuntas. A reunião deste ano em Lorient continuará o trabalho iniciado em Ouagadougou (Burkina Faso) em Abril de 2016. Os temas centrais desta reunião de 2017 irão inspirar-se nos diálogos que aconteceram em Haia durante a Assembleia Popular em outubro último, prova de como diversas lutas e resistências podem convergir e lançar estratégias e ações conjuntas em todo o mundo.

África do Sul, múltiplos locais, 29 Abril 2017: Overgrow the System (Superar o Sistema)
Como parte da ação global, grupos e organizações em toda a África do Sul estão se juntando ao movimento de Liberdade de Sementes e estarão realizando eventos como uma oportunidade para as pessoas se levantarem contra o sequestro corporativo de suas sementes, liberdade e futuro. Fornecer soluções através da permacultura, do conhecimento de sementes, da poupança, da partilha, do cultivo de alimentos, substituindo o sistema e trocando ideias sobre estratégias na luta contra as injustas Leis de Sementes e o monopólio do Cartel de Veneno sobre fazendas e sementes.

Itália, Maio de 2017: Lançamento do relatório sobre Veneno no Nosso Prato (detalhes acima)

Seed Freedom Chamada para Ação Contra o Cartel do Veneno, de 2 – 16 Outubro 2017:
A grande Agricultura Industrial está destruindo a vida na Terra, a nossa saúde e as nossas democracias, causando colapso social, econômico e ecológico em todos os cantos do nosso mundo. Lembremo-nos sempre que Nós, os Povos, como cidadãos da Terra, temos mais poder do que o Cartel do Veneno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *