A DuPont Compromete-se quanto ao Programa de Redução Incisiva das Emissões do Contaminante PFOA

(nt.: sigla em inglês do Perfluorooctanoic Acid – ácido perfluoroctanóico, um produto determinal dos PFCs dos perfluorcarbonos – ver página: http://www.nossofuturoroubado.com.br/05te%20omundo.htm) e anunciado pela U.S. Environmental Protection Agency/EPA (nt.: Agência de Proteção Ambiental dos EUA).

 

WILMINGTON, Delaware, 25 de Janeiro de 2006 – Hoje a DuPont assume publicamente seu compromisso em relação ao Programa Oficial da Procuradoria “PFOA nº 2010/15” que foi anunciado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA).

"A DuPont reduziu drasticamente suas emissões de PFOA para o ambiente," disse a vice-presidente da DuPont, Susan Stalnecker. "Alcançamos a redução das emissões globais em nossas fábricas em 94 por cento no final do ano de 2005. Estamos seguindo à risca nossa determinação de atingimosr as metas e os objetivos estabelecidos pelo programa oficial da EPA”.

Em correspondência enviada hoje pelo executivo da EPA Stephen L. Johnson à DuPont (nt.: 26 de janeiro de 2006), afirma que, "A DuPont e outras companhias proativas  têm trabalhado com a U.S. Environmental Protection Agency (EPA) para melhor entenderem as fontes e as vias de exposição ao ácido perfluoroctanóico (PFOA) e seus químicos correlatos. Um considerável progresso foi feito pela colocação, de maneira transparente, de um amplo programa de análises e de pesquisa que preencherá muitas lacunas críticas quanto às informações que existem em relação ao nosso entendimento quanto às exposições e aos riscos potenciais. Os dados originários do programa de pesquisas e análises permitirão à EPA e a outros organismos construírem tomadas de decisão fundamentadas sobre quaisquer ações de manejo relacionadas aos riscos."

Posteriormente disse Johnson: "Apesar de nossas atividades de avaliação de risco não serem completas e novos dados possam alterar o quadro atual, a EPA quer informar de que não dispõe de nenhum estudo específico relacionado aos efeitos sobre a saúde humana com relação aos atuais níveis de exposição ao PFOA”.

Também novas informações foram ditas hoje por Susan Hazen, Executiva do Departamento de Prevenção, Agrotóxicos e Substâncias Tóxicas da EPA, "Tenho a satisfação de dizer que a DuPont já respondeu à correspondência do Diretor Johnson, alertando-nos de que estão comprometendo-se, formalmente, ao programa da EPA. Gostaria de cumprimentá-los por sua liderança em mobilizarem-se no sentido de realizarem uma redução voluntária de suas emissões e de uso do PFOA em seus produtos. Almejo que outras empresas façam o mesmo."

A executiva Hazen também observou que a EPA afirmou consistentemente que não há informações que possam indicar quaisquer preocupações quanto aos consumidores continuarem a utilizar os produtos domésticos feitos com esta substância.

A companhia diz que este programa acelerará a redução geral pela indústria de suas emissões de PFOA para o ambiente, enquanto assegura continuar disponibilizando muitos produtos essenciais que servem a muitas indústrias cruciais como telecomunicações,  aeroespaciais, de semicondutores e de combate ao fogo tanto quanto os produtos de consumo.

A DuPont acredita que estas metas, com sua ciência e tecnologia, podem ser efetuadas enquanto continua a providenciar produtos feitos tanto com polímeros como com telômeros de flúor para nossos clientes no mercado. 

Elementos chaves do comprometimento da DuPont para a EPA incluem:

  • Redução global das emissões das fábricas em 98 por cento em 2007. Incorporarão a façanha da redução substancial de 94 por cento já realizada através do programa de redução contínuo da DuPont;
  • Estabelecimento de um teto para emissões das fábricas nos EUA, limitando a quantidade absoluta de toneladas emitidas;
  • Implementar produtos tope para o PFOA nas dispersões de polímeros de flúor; e,
  • Redução da quantidade de PFOA e qualquer impureza residual em produtos de telômeros de flúor que possam metabolizar até o PFOA.

A DuPont tem mantido a EPA regularmente informada do progresso em direção aos comprometimentos da companhia relativamente aos estudos com relação à saúde de seus empregados; nas pesquisas quanto aos artigos de consumo; no destino ambiental dos produtos feitos com ou que contenham PFOA, bem como novas formulações para os produtos.

Acrescenta ainda que a DuPont trabalhará individualmente e/ou com outros das indústrias para informar aos parceiros de regulamentações da EPA na União Européia, Canadá, China e Japão
sobre atividades e novas informações relacionadas ao PFOA. Este trabalho inclui a discussão sobre as reduções de emissões das fábricas da DuPont tanto quanto a reformulação de seus
produtos de dispersão de polímeros de flúor. A companhia desenvolveu nova tecnologia que pode reduzir a quantidade de PFOA presente nas dispersões em polímeros de flúor em mais do
que 97 por cento. A DuPont ofereceu esta tecnologia, livre de seus royalties, aos fabricantes de polímeros de flúor em todo o planeta.

Quanto aos polímeros de flúor, são utilizados: em estruturas arquitetônicas; tubulações e ramificações para processamento químico; sistemas de abastecimento automotivo; telecomunicações e isolantes de redes eletrônicas;  sistemas e equipamentos de processamento de chips para computadores – além de adicionados a produtos de consumo como panelas e vestuário. Indústrias aeroespaciais, de transporte e eletrônicas contam com produtos manufaturados empregando o PFOA para purificação, segurança e durabilidade de muitos de seus sistemas vitais.

Sobre os telômeros de flúor: os derivados destas moléculas formam uma família de compostos utilizados como ingredientes para a fabricação de espumas e coberturas no combate a incêndios em razão de suas propriedades exclusivas. Também são intermediárias, ou produto final, utilizadas para a fabricação de aditivos que tornam resistentes a manchas, gorduras e água, alguns tecidos, papéis, revestimentos e outras superfícies.

A DuPont é uma companhia embasada na ciência. Fundada em 1802, coloca a ciência como matriz geradora de soluções sustentáveis e essenciais para uma vida melhor, segura e saudável para a população em qualquer lugar do planeta. Atuando em mais do que 70 países, a DuPont oferece uma ampla variedade de produtos e serviços inovadores no mercado incluindo as áreas da agricultura, nutrição, eletrônica, comunicações, segurança e proteção, para o lar e para a construção civil bem como transportes e vestuário.


Tradução livre de Luiz Jacques Saldanha, outubro de 2006.



News Releases
http://www2.dupont.com/Media_Center/en_US/news_releases/2006/article20060125d.html